segunda-feira, 23 de maio de 2011

Beatificada em Salvador, freira brasileira passa a ser chamada Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Milhares de católicos celebram hoje (22), em Salvador (BA), a beatificação de irmã Dulce. A religiosa dedicou sua vida a ajudar os pobres e excluídos, passando a ser chamada de Anjo Bom da Bahia. A solidariedade aos carentes e o reconhecimento de um milagre levaram a freira a ser proclamada beata, o que a deixa mais próxima de se tornar santa.

A cerimônia, iniciada às 17 horas, no Parque de Exposições de Salvador, é acompanhada por diversas autoridades, entre elas, a presidenta Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O rito é conduzido pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, representante do papa Bento XVI. Com a beatificação, a religiosa passa a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

Como beata, um grande quadro com o retrato da religiosa foi mostrado ao público, que agitou lenços e cantou em homenagem à freira baiana, que morreu há 19 anos.

O processo de canonização começou em 2000. Em 2003, a Santa Sé emitiu validação jurídica do milagre atribuído à freira. Irmã Dulce intercedeu por uma mulher, no interior do Nordeste, que sofreu grave hemorragia após o parto, em 2001. Em 2009, o papa Bento XVI concedeu o título de venerável à freira baiana – reconhecimento de que viveu de forma heroica as virtudes da fé cristã, caridade e esperança. O feito foi investigado por peritos médicos e teólogos.
No ano passado, a Congregação para a Causa dos Santos certificou a autenticidade do milagre atribuído à irmã Dulce – última etapa para a beatificação. Em 10 dezembro de 2010, o papa promulgou o decreto de beatificação. Após o decreto, deu-se início o processo para a santificação. Para ser considerada santa, o Vaticano precisa reconhecer mais uma graça por intercessão da religiosa que tenha ocorrido a partir de 11 de dezembro.

Filha do dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Aos sete anos, a mãe morreu. Na adolescência, já dava sinais da vocação para ajudar os excluídos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa.

Em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no município sergipano de São Cristovão. Aos 20 anos, foi ordenada freira e adotou o nome de irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Em Salvador, prestava assistência à comunidade pobre de Alagados, ajudou na fundação de uma associação católica de operários e também de uma escola para filhos dos operários. No início da década de 50, a freira usava o galinheiro do convento para abrigar doentes – foi o começo da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, criada oficialmente em 1959. Depois, fundou o Convento Santo Antônio.

Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Com a saúde extremamente debilitada, a religiosa morreu em 1992, com 77 anos de idade. Com o processo de canonização, os restos mortais foram levados para a Capela do Convento Santo Antônio. Depois de receber o título de venerável, foram transferidos para a Capela das Relíquias, ambos em Salvador.

Edição: Talita Cavalcante

domingo, 22 de maio de 2011

Meus amigos são todos assim


“Meus amigos são todos assim: Metade loucura, outra metade santidade”.

Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios,  daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a
normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"

Fernando Pessoa

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Essa é boa demais!!!!! rsrsrsrsrs


Quão esperto é seu pé direito? 
 Isto é cômico. Você tem de tentar. É absolutamente verdade. Acho que há coisas que o cérebro não pode controlar. QUÃO ESPERTO É SEU PÉ DIREITO?
Tente,
só leva 2 segundos. Nem pude acreditar!  Esta informação vem de um cirurgião ortopedista............ Isto confundirá sua mente e vai fazê-lo tentar outra e outra vez para ver se pode ensinar seu pé, mas, você não pode. Isto está pré-programado em seu cérebro!

1.
Sentado numa cadeira em frente ao seu computador, erga seu pé direito do chão e gire-o em círculos no sentido horário.

2. Agora, enquanto faz esse movimento, desenhe o número
'6' no ar com sua mão direita. Seu pé mudará de direção.

Eu avisei! E não há nada que você possa fazer sobre isso! Você e eu sabemos como isso é louco, mas antes que o dia acabe você tentará outra vez, se ainda não o fez.

Envie isso aos seus amigos. Treinar isso ajuda a desenvolver o lado direito do cérebro que controla o lado esquerdo do corpo. Como no lado esquerdo do corpo está o coração, você melhorará sua emoção.

Isso é científico! Se você duvida, pesquise então!

domingo, 15 de maio de 2011

Pra você

Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada...
...Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz a melodia capaz
De fazer você dançar.

sábado, 14 de maio de 2011

Obesidade infantil

Com quase 90 kg, menina de 6 anos é a criança
mais gorda do mundo.
 Bengal (Índia) - Com pouco mais de um metro e pesando 88 kg, a indiana Suman Khatun, de 6 anos, pesa cinco vezes mais do que deveria e come, por semana, o suficiente para alimentar seu vilarejo inteiro. A menina, que vive na cidade de Bengal, na Índia, é considerada uma das crianças mais gordas do mundo, conta o jornal Daily Mail.

Após o café da manhã regado a biscoitos, bananas, arroz e ovos, a indiana come dois grandes pratos de arroz, duas tigelas de peixe frito, dois ovos fritos e outros dois omeletes no almoço.

A mãe de Suman, de 32 anos, não sabe ao certo o quanto sua filha come por dia já que, após acabar um refeição, ela volta a comer. "Ela tem fome o tempo todo e, se não comer, chora. Eu não gosto de ver minha filha sofrento, então a alimento. O que eu deveria fazer?", desabafa a mãe. O pai gasta quase todo o salário da família para alimentar Suman.

O médico da família, Subodh Bandyopadhyay, de 35 anos, vem acompanhando a menina desde que nasceu. "Está na hora de os pais levarem a situação a sério. Se a menina continuar comendo assim, pode desenvolver graves problemas cardíacos em breve", alertou.

odia.terra.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Novo Tempo

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos...

...No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Chore, grite, ame...

 
E diga que valeu, que doeu, que daqui pra frente só vai melhorar. 
Perdoe, insista, respeite, ame novamente.. 
Lembre-se que amanhã pode ser muito tarde. 
Muito tarde para perdoar, pra dizer 'eu te amo', 
muito tarde pra dizer volte pra mim.. 
Não leve a vida tão a sério. 
Descomplique, quebre regras, perdoe rápido, 
ame de verdade, ria descontroladamente 
e nunca lamente nada que tenha feito você sorrir.
 
li no blog da Clariane

O SOL e o VENTO!


O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte.

O vento disse:
- Provarei que sou o mais forte.
Vê aquela mulher que vem lá embaixo com um lenço azul no pescoço?
Aposto como posso fazer com que ela tire o lenço mais depressa do que você.

O sol aceitou a aposta e recolheu-se atrás de uma nuvem.
O vento começou a soprar até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais a mulher segurava o lenço junto a si.

Finalmente, o vento acalmou-se e desistiu de soprar. Logo após, o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para a mulher.

Imediatamente ela esfregou o rosto e tirou o lenço do pescoço.
O sol disse, então, ao vento:
- Lembre-se disso:
"A gentileza e a amizade são sempre mais fortes
que a fúria e a força."

Autor desconhecido

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tenho em mim todos os sonhos
do mundo!!!

Fernando Pessoa
 

Dupla contribui para aparecimento do câncer de colo de útero.


Cigarro e pílula podem minar saúde ginecológica
e levar ao câncer.

São inúmeros os fatores que aumentam as chances de uma mulher desenvolver câncer de colo de útero, muitos deles evitáveis. Entre esses, estão o cigarro e o uso constante da pílula.

O cigarro é o fator ambiental mais significante para o aparecimento da doença, quem fuma tem duas vezes mais chance de desenvolver este tipo de câncer do que aqueles que não o fazem.

A malignidade aumenta significativamente de acordo com o número de maços consumidos por dia e também com o tempo de uso do cigarro (meses, anos ou décadas).

O fumo inibe a ação da proteína P53, que garante o bom funcionamento do sistema imunológico do corpo. Com a imunidade deficiente, o combate à doença fica prejudicado e uma infecção de HPV pode evoluir para um câncer de colo de útero mais facilmente.

“Já fizemos vários trabalhas onde comprovamos o que diz a literatura médica: o cigarro piora o prognóstico da evolução do HPV, bem como retarda o tempo de eliminação do mesmo”, afirma Nelo Manfredini Neto, ginecologista do Hospital Samaritano, de São Paulo.

“O cigarro tem uma característica interessante: ele acumula principalmente na região cervical, mais particularmente no muco cervical. Essas moléculas fazem com que o vírus possa ficar na região por mais tempo, ou seja, persistir mais”, explica Luisa Villa, coordenadora do Instituto do HPV.


Chris Bertelli, iG São Paulo