quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fator 30 X Fator 60: qual a diferença?

Dermatologista explica a ação de cada um sobre a pele nesta reportagem que foi sugerida por uma internauta. 




Na seção ‘Saúde & Bem Estar’ do Verão Infonet já foram publicadas reportagens sobre a escolha do protetor solar adequado a cada tipo de pele e sobre a importância do uso do filtro por pessoas de pele negra. Após ler os conteúdos, a internauta Renata Carvalho sugeriu que fosse feita uma matéria sobre as diferenças entre os números de Fator de Proteção Solar (FPS).

Nossa equipe então recorreu à médica dermatologista Lenise Albuquerque, que procurou esclarecer a dúvida que é muito comum na sociedade. “Muita gente se atrapalha na hora de comprar, não sabe qual é o melhor e sem a devida orientação quem sai perdendo é a pele”, conta a profissional.
Tem gente que acha que um protetor solar fator 30 tem o mesmíssimo efeito de um fator 60, assim como existem pessoas que preferem não pagar pra ver e fazem uso daqueles com a maior numeração estampada no rótulo. Segundo a dermatologista, as duas linhas de pensamento estão incorretas.
“O fator 30 tem um nível de proteção aproximado de 96%, enquanto o 60 possui 98%, mas há uma orientação de que não se estimule o uso do mais alto, pois as pessoas acham que podem ficar expostas ao sol sem limites por acreditar que estão 100% prevenidas contra os efeitos da radiação solar na pele, o que não acontece”, esclarece Lenise.
A ação do FPS 60 também é mais rápida quando a pele entra em contato com a água. Durante a exposição ao sol, se a pessoa der um mergulho ou outro, o protetor dura apenas mais 40 minutos, havendo então a necessidade de passar novamente o produto no corpo.
É importante salientar que o FPS mede apenas o nível de proteção contra os raios UVB, responsáveis por aumentar o risco de câncer de pele, e não oferece defesa ao raio UVA, que ocasiona o envelhecimento da pele. A dica então é procurar um bloqueador solar que contenha proteção aos dois tipos de raio ou, melhor ainda, procurar um dermatologista.
Dúvidas Frequentes:


1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Segundo a dermatologista Bertha Tamura, bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

2. O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.

3. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


VerãoInfonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário