terça-feira, 20 de setembro de 2011

A mulher grávida é sexy?

Grávidas desfilam de biquíni em concurso norte-americano e levantam questão sobre a sensualidade feminina na gestação.

 Um recente concurso norte-americano com mulheres desfilando de biquíni chamou atenção do público, não pelos trajes e sim pelas mulheres, grávidas. Curiosamente, as imagens chegam à mídia 40 anos depois da icônica fotografia de Leila Diniz tirada na praia de Ipanema. E levantam a mesma questão: grávidas podem ser sensuais?


 Segundo a doutora em psicologia pela USP Walkiria Grant, a resposta é um simples sim. Mulheres grávidas, explica Walkiria, não devem esquecer que, antes de mães, são mulheres. Na opinião da educadora sexual Andreia Berté, uma mulher grávida se sente sexy a partir do momento em que está à vontade com o seu corpo.

Foi o caso das competidoras do concurso norte-americano. Além de desfilar de biquíni, elas fizeram poses e dancinhas para conquistar os jurados. Algumas chegaram, até mesmo, a mostrar uma invejável abertura zero. “É uma forma legal de mostrar que, apesar de estarem grávidas, estão se curtindo e se sentindo lindas”, opina Andreia.


Para participar do concurso, organizado por uma rádio de Houston, Texas, nos Estados Unidos, as grávidas precisam estar a três meses da data prevista para o parto. Com a barriga deste tamanho, elas já são vistas como mães, o que cria um ponto polêmico de associação entre maternidade e sensualidade. “Estamos em um campo perigoso”, comenta Walkiria. “Aqui a maternidade é vista quase como sagrada. Os casais que se deixam influenciar por essa visão antiquada sentem o reflexo na parte sexual do relacionamento”, comenta Andreia.


Com relação ao corpo, um dos principais fatores para certo constrangimento por parte das mulheres, a antropóloga Mirian Goldeberg bate na tecla da liberdade. “As mulheres devem ser livres com o seu corpo, com ou sem barriga. Com ou sem estria e com ou sem juventude”, afirma. “A mensagem importante para a mulher se fazer desejável para o homem vai além do corpo”, completa Walkiria.


http://delas.ig.com.br/filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário