domingo, 17 de abril de 2011

Uma História Trágica

O homem da foto é do índio Ashaninka Toriano. Anos atrás, peranbulando pela região, subindo e descendo o Rio Tarauacá.
Com a falência dos seringais, Turiano com sua família fixou moradian
no Alto Tarauacá dentro o Igarapé Primavera.
Anos depois a área foi reconhecida pelo Governo Federal que transformou em território Indígena.

A tragédia começou, quando o filho mais velho deturiano foi preso no município do Jordão com 250g de maconhaRecambiado para penitencária de Tarauacá, o indígena passou ocupar uma cela junto outros detentos de culturas diferentes. O pai Turiano,sabendo da prisão do filho veio a cidade para leva-lo de volta para a sua aldeia.

Chegou o presidio, encontrou o filho e tentou convencer o homem Branco a libertar seu filho para leva-lo de volta para aldeia. Não logrou sucesso e voltou frustado. Quando chegou na aldeia, turiano anuciou para a familia que ia morrer em protesto pela prisão do seu filho.


Dias depois o velho cacique, saiu de casa e não voltou. A família resolveu sair a procura.Logo aasseiro do campo, encontraram Turiano deitado em cima de uma cama de palhas de jarina sem vida. Ao lado do corpo, a família encontrou batatas venenosas que o velho cacique comeu para praticar osuicídio.

Agora a família de Turiano voltou novamente a cidade de Tarauacá para mais uma tentativa de de libertar o índio fa familia preso e leva-lo para aldeia.


fonte: Blog Raízes e Tronqueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário