domingo, 24 de abril de 2011

O homem que entende o coração das mulheres

Roque Marcos Savioli sempre teve um olhar diferenciado para o coração feminino. Hoje ele é um especialista no assunto.

O coração feminino exige cuidados especiais. A dor pode ser emocional.

“Qual foi a última vez que você fez algo por você?”, costuma questionar o cardiologista Roque Marcos Savioli à suas pacientes. Isso porque, como constata em sua experiência nos consultórios, as mulheres estão envolvidas em tantas funções hoje em dia que esquecem de si.

“Falta se colocar limites. Elas assumem muitas responsabilidades, cuidam de muita gente, se cobram demais. O coração sofre com isso”.

Vários estudos analisam o coração feminino de forma diferente ao do homem. E há tempos o cardiologista percebe esse movimento. Mas foi alguns anos atrás, em uma de suas palestras sobre saúde do coração, que ele definiu seu foco de vez.

“Era um domingo de agosto, frio e chuvoso. Esperava uma plateia mínima. De repente me deparei com mais de mil mulheres, de todas as idades, ávidas por informações. Percebi, então, que deveria continuar com esse propósito de melhorar a qualidade de vida delas”.
Na prática clínica diária ele diz que observa o que os trabalhos científicos apontam: há mais preocupação com a saúde cardiovascular do homem do que com a da mulher

“A mulher não se cuida tão bem quanto o homem quando o assunto é o coração”, revela. Acontece que a maior causa de morte entre mulheres são as doenças cardiovasculares, ou seja, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

Por inúmeros fatores ela também demora muito para pedir ajuda. “A mulher está sempre pensando primeiro nos filhos, no marido, no trabalho... E é mais tolerante à dor”.

O cardiologista ilustra com a história de uma de suas pacientes: “Ela acordou com uma dorzinha e achou que era problema de estômago, não ligou. Depois viu o marido dormindo, ficou com dó de acordá-lo para pedir ajuda. Quando finalmente foi para o hospital, estava infartando”.

Do alto de sua experiência de 37 anos de profissão, Roque Savioli escreveu mais de uma dezena de livros, sendo o mais recente "Um Coração de Mulher" (Editora Canção Nova), no qual aborda os aspectos fisiológicos, emocionais e espirituais que envolvem o coração humano.

“Na maioria das vezes, a pessoa chega ao consultório sem doença alguma. Eu preciso ter a sensibilidade para entender que o que pode estar doendo é o emocional”, diz.

Fonte: IG>DELAS>MINHA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário