quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

***



A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Você sabia que...

            Que copos descartáveis liberam substância nociva ao homem quando aquecidos? Que o café causa estresse e aumenta a pressão arterial, muita gente já sabe, mas o hábito de tomar cafezinhos durante o expediente esconde um outro mal: aquecido, o  plástico dos copinhos descartáveis libera uma substância química semelhante ao hormônio feminino, o xenoestrogênio.
Xenoestrogênios: também chamado de destrutor endócrino, é uma substância química que está presente nos alimentos, no ar, na água, nos ecossistemas e nos organismos vivos. Ela é estranha ao organismo, mas possui afinidade com os receptores do hormônio feminino. Ela imita o estrogênio, entra nas células e reproduz um efeito diferente que produz distúrbios e malefícios.
            Ao entrar no organismo junto  com a bebida, o xenoestrogênio ocupa os receptores desse hormônio, aumentando a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero. Já os homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozóides..
            "Estamos o tempo todo  expostos ao xenoestrongênio, que é liberado por todos os  derivados de petróleo. Por isso, devemos evitar os copos plásticos para o café", alerta a médica ortomolecular Tâmara Mazaracki. Usar  vasilhas plásticas no microondas é contra-indicado. O copinho descartável não é o único material a liberar o xenoestrogênio, mas torna-se uma das principais fontes, na medida em que o cafezinho costuma ser ingerido várias vezes ao dia. "As vasilhas plásticas que são levadas ao microondas e qualquer material que contenha derivados de petróleo, ao serem aquecidos, também liberam xenoestrogênios", adverte a Dra. Tâmara.
            Ela diz que ambientes novos, com carpete e pisos colados também são grandes  emissores de xenoestrogênios. "As pessoas vão se envenenando aos poucos. Devemos mudar nossos hábitos, tomando café em xícara de louça ou vidro. O mesmo vale quando usarmos o microondas".               

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Absurdos do dia

Absurodo I
Cinco mulheres apanham a cada 2 minutos, diz pesquisa.

Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc projeta uma chocante estatística: a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. E já foi pior: há 10 anos, eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo.

Realizada em 25 Estados, a pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado ouviu em agosto do ano passado 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos. Aborda diversos temas e complementa estudo similar de 2001. Mas a parte que salta aos olhos é, novamente, a da violência doméstica.

"Os dados mostram que a violência contra a mulher não é um problema privado, de casal. É social e exige políticas públicas", diz Gustavo Venturi, professor da Universidade de São Paulo (USP) e supervisor da pesquisa.

Para chegar à estimativa de mais de duas mulheres agredidas por minuto, os pesquisadores partiram da amostra para fazer uma projeção nacional. Concluíram que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões - 1,3 milhão nos 12 meses que antecederam a pesquisa.

A pequena diminuição do número de mulheres agredidas entre 2001 e 2010 pode ser atribuída, em parte, à Lei Maria da Penha. "A lei é uma expressão da crescente consciência do problema da violência contra as mulheres", afirma Venturi.

Entre os pesquisados, 85% conhecem a lei e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que a criticam, a principal ressalva é ao fato de que a lei é insuficiente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Absurdo II
Menina de 15 anos é espancada e morre após ser vista namorando
Uma estudante de 15 anos morreu após ter sido agredida pelos próprios pais na cidade de Cafelândia, interior de São Paulo, segundo informações da polícia. Os pais dela, um motorista de 38 anos e uma dona de casa, de 42, foram presos.
Conforme a polícia, a menina recebeu uma surra na casa em que morava, no centro do município, após os pais descobrirem que ela havia beijado um rapaz em uma praça da cidade.
A jovem foi levada para a Santa Casa e depois transferida ao Hospital Estadual de Bauru, mas não retistiu  e morreu por volta das 5h45 desta quarta-feira. O pai da menina disse à polícia que encontrou um frasco de perfume e outro de xampu vazios ao lado da cama da filha e desconfia que ela tenha ingerido o conteúdo deles. A Polícia Civil investiga o caso.

Absurdo III
Situação de bebê espancado por brasileira na Itália é "grave"
Médicos que tratam bebê com múltiplas fraturas afirmam que "só um milagre" pode salvá-lo.  

O estado de saúde do babê de sete meses supostamente espancado pela mãe, brasileira com cidadania italiana, é "extremamente grave", na opinião da equipe médica que o atende, conforme publicou neste sábado o jornal italiano La Repubulica. "O quadro clínico é extremamente grave e só um milagre pode salvar a criança", disse um integrante da equipe ao jornal que não teve seu nome revelado.

O La Repubblica afirma que quando a criança foi levada ao hospital na quarta-feira já estaria morrendo, com múltiplas fraturas no crânio, costelas e outras partes do corpo. O bebê, mantido em coma induzido, foi submetido a cirurgias e sofreu dois colapsos cardiovasculares na quinta-feira.

O jornal afirma que, embora a equipe médica não comente o caso oficialmente, "nos corredores, o pessimismo prevalece". Investigadores dizem acreditar que o bebê foi submetido a espancamentos constantes nos últimos dois meses.

Segundo a polícia, a mãe, de 28 anos, confessou ter espancado o garoto, alegando que o fez por raiva do marido, um carpinteiro italiano de 35 anos, apesar de ter dito em um primeiro momento que o filho havia sofrido uma queda. Ela nasceu no Brasil, mas foi adotada por uma família da cidade italiana de Bari, conquistando a cidadania do país. O La Repubblica afirma que a mãe está presa e a polícia investiga agora se o pai, que não foi detido, estaria ciente dos maus-tratos sofridos pelo filho.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Hasta siempre MEU PRESIDENTE


UM MARAVILHOSO "ANALFABETO".
Lula,
Que não entende de sociologia, Levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia. Pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.

Lula,
 O analfabeto, que não entende de educação, Criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e estendeu mais de 40 campos e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade meio milhão de bolsa para pobres  em escolas particulares.

Lula,
 Que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de  janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria  FHC.

Lula
Que não entende de psicologia, Levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
 
Lula
Que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, Reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à  liderança mundial de combustíveis renováveis maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta.
 
Lula
Que não entende de política, Mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 e criou o G-20

Lula.
Que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, Mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul,  especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo  que é, cedeu a tudo e a todos.
  
Lula
Que não entende de mulher nem de negro, Colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) e uma mulher no cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, a fez sua sucessora.
 
Lula
 Que não entende de etiqueta, Sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
 
Lula
Que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, Criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.

Lula
 Que não entende de crise, Mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística à ·bater recorde no trimestre [como também na linha branca de eletrodomésticos].

Lula
 Que não entende de português nem de outra língua tem fluência entre os líderes mundiais, É respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...
.
Lula
 Que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, Já tinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com  Barack Obama.

Lula
 Que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, É amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO - American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...] e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".

Lula
 Que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, É autor da maior mudança geopolítica das Américas na história.

Lula
Que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, Age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

Lula
 Que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, Fez história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.

Lula
 Que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, Pois é um pacifista ingênuo, Já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.

Lula
 Que não entende nada de nada... Foi bem melhor que todos os outros...!

 Pedro Lima *
Economista e professor de economia da UFRJ