terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Continuação...

Por lei, toda universidade federal ou estadual poderia abrir inscrições para o processo. Entretanto, a maioria sequer chega a abrir inscrições, houveram ano passado, as que não abriram vagas no processo ordinário por estar incluídas no projeto piloto http://www.ufal.edu.br/prograd/revalidacao-de- diploma/edita_atua/Edital%20de%20Revalidacao%20Convocacao%2082%20-%202010.pdf/view e há ainda as que não o abrem inscrições todos os anos.

Temos também exemplos de universidades que se sustentam com recursos federais, dando prioridade a candidatos residentes no estado da mesma (procedimento de costume da mesma, referida no link acima). Se o exame é necessário unicamente para avaliar a qualidade do profissional que quer exercer sua profissão, como pode ser possível fazê-lo aplicando uma prova que conste de 115 perguntas a serem respondidas em 4 horas (foi o caso do Projeto-piloto, esse é o nome correto)- o que dá uma média de 2 minutos para cada questão, muitas com enunciado extenso, com uma nota de corte de 70%.

Se analisarmos, por exemplo, o exame do CREMESP referido acima, foi uma prova com nota de corte de 60%. Falemos também do custo das inscrições, e imaginemo-nos provenientes de classe médio-baixa, ou baixa, tendo que pagar valores de inscrições que transitam em torno de 500 a 1500 reais, pelo processo normal das universidades, além de exigências como retenção de documentos originais até a realização do exame, o que para alguns só viabiliza inscrições em uma universidade, uma vez ao ano. Acaso pode ser considerada uma prova idônea, a que exija os seguintes conceitos para o médico recém formado?:

Aqui deve ser inserida questão da ultima prova da UFMT que perguntava sobre o efeito colateral do Tamoxifeno- não a coloquei porque não estou mais com o caderno de provas, e pelo site da UFMT não dá mais pra baixar os cadernos de  provas. Essas são questões nos moldes de provas para residência médica.

Acaso será esse o melhor método para avaliar a competência do médico recém- formado? Ou estamos estabelecendo métodos para eliminação também aqui? Essas questões foram retiradas de prova, aplicada ano passado, da qual inclusive, foram anuladas TODAS as questões de cirurgia, pois as mesmas haviam sido retiradas de um banco de provas para seleção de R3! Falta o link para a anulação da prova, parece que já não está disponível no site, aparece lá, mas não dá pra acessá-lo.

A discussão enquanto ao projeto-piloto, obedece a critérios mais técnicos do que simplesmente reduzir a nota de corte,  a questão que se quer fazer é em torno ao fato de que as universidades inicialmente deveriam haver realizado os exames nos estados de origem das inscrições, além de haver ofertado algumas vagas para complementação de estudos, de acordo à resolução do MEC ( já citada ao início desse texto), o que não foi contemplado no edital do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário